Home

 

 

 

 

 

Art Pepper
So in Love
CD
Omnivore 2023

 

 

Art Pepper sempre foi o mais luminoso e fulgurante dos saxofonistas, o melhor discípulo de Charlie Parker, e mesmo nos anos que esteve recluso em San Quentin, e nunca deixou de tocar.
Afastado o longo período de drogas-prisão-reabilitação-recaída, Art Pepper retorna à carreira artística no meio dos anos 70, gravando dezenas de discos e dando a volta ao mundo em concertos que têm vindo a ser editados, fazendo as delícias dos amantes do Jazz.
Este disco, «So in Love», originalmente gravado para a Artists House em 1979, foi agora reeditado com três faixas não incluídas no original e remasterizado, e pertence a esse período frenético e é também um exemplo do que Pepper poderia ter sido se não tivesse desaparecido prematuramente. 
É um álbum de estúdio, e faltar-lhe-á talvez algum do fulgor a que o público o levava, mas é um exemplo maior do insuperável saxofone de Art Pepper, um bopper genuíno, aqui e ali tocado pela volúpia de John Coltrane (que verdadeiramente influenciou toda a gente).  
Repertório clássico, entre Thelonious Monk, Cole Porter e Hoagy Carmichael, com Pepper em sax alto e clarinete, e uma banda de respeito com algumas singularidades: o companheiro George Cables alternando com Hank Jones no piano, Ron Carter com Charlie Haden no contrabaixo, e Billy Higgins com Al Foster na bateria. Uma delícia!  

 

Art Pepper (s)
Hank Jones (p)
Ron Carter (ctb)
Al Foster (bat)

Art Pepper (s)
George Cables
(p)
Charlie Haden (ctb)
Billy Higgins (bat)

(Este texto foi publicado no Jornal de Letras)